quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA DE CAMPO SOBRE BANANA IRRIGADA

Pequenos produtores do Oeste Potiguar têm Dia de Campo sobre banana irrigada
 
Agricultores familiares que cultivam a banana em Baraúna e em vários municípios da região do Baixo Oeste Potiguar, participam de um Dia de Campo sobre a fruta no próximo sábado (24). A capacitação acontecerá no sítio Moinho Novo e será destinada, também, aos pequenos produtores de Mossoró, Apodi, Governador Dix Sept Rosado e Felipe Guerra, envolvendo 250 pessoas.
 
O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e Emater-RN; em parceria com a Prefeitura Municipal de Baraúna e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
 
Segundo o extensionista rural da Emater-RN, do escritório de Baraúna, Marcos Fábio Oliveira, o objetivo do Dia de Campo sobre a banana irrigada é transmitir aos agricultores familiares tecnologias de ponta adotadas para essa cultura, levando em consideração o cultivo da fruta naqueles municípios, em que parte da produção é para exportação.
 
O Dia de Campo constará de aulas expositivas e demonstrativas sobre os seguintes temas envolvendo a cadeia produtiva da banana: 
  • Importância e Viabilidade Econômica para o Rio Grande do Norte
  • Inspeção Agropecuária
  • Manejo Cultural e Fitossanitário
  • Manejo e Irrigação
 
Exportação - Baraúna é um dos maiores produtores de banana no Rio Grande do Norte e grande parte desse cultivo é procedente da agricultura familiar. Segundo o extensionista rural da Emater-RN, Marcos Fábio, a produção dos pequenos produtores naquele município é de 30 toneladas por hectare. A comercialização é feita direto com as empresas do mercado local e enviada para os estados do Ceará e Pernambuco, através de uma cooperativa.
 
Por Antônio Sales 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário